Dicas que vão te ajudar a reduzir a pegada do carbono na construção civil

Sabemos que o setor da construção civil, assim como a indústria, tem grande impacto para a produção de CO², por isso, criamos para você um conteúdo exclusivo com algumas ideias que visam diminuir a emissão dos GEE’s (Gases do Efeito Estufa).

Sabemos que o setor da construção civil, assim como a indústria, tem grande impacto para a produção de CO². Desde a extração da matéria-prima para a produção do material de construção. Responsável por 38% das emissões globais de dióxido de carbono (CO₂), que contribuem para aumentar os efeitos nocivos da mudança climática, um dos principais problemas na construção civil, na maior parte, é o descarte irregular de resíduos oriundos de construções e demolições.

Isso causa poluição ambiental, degradação visual e comprometimento da mobilidade urbana. Por isso, criamos para você um conteúdo exclusivo com algumas ideias que visam diminuir a emissão dos GEE’s (Gases do Efeito Estufa).

Juntos pela redução do CO₂- socelme

Temos 5 dicas extraordinárias para você!

1. Eficiência energética nos canteiros de obras:

Vamos falar sobre a eficiência energética nos canteiros de obras? Sabe como funciona? Como executar com êxito? É uma funcionalidade que inclui o uso de equipamentos e maquinários modernos. Quanto mais moderna a tecnologia, há uma diminuição drástica do consumo de energia, gerando um custo benefício. A instalação de sistemas de iluminação, como leds e plataformas fotovoltaicas, também está sendo bastante implementada nas obras para aproveitar a energia solar, uma geração de eletricidade reutilizando uma energia limpa e renovável, reduzindo os impactos ambientais.

2. Planejamento e gestão de resíduos:

Gerenciar de forma eficaz a geração dos resíduos nas construções é fundamental para reduzir a pegada de carbono. Adotar hábitos de reciclagem e reutilização de matérias pode diminuir a quantidade de resíduos enviados para aterros. Implementando uma gestão que utilize a separação de matérias para tratamento adequado de diferentes tipos de resíduos.

3. Transporte e logística:

É possível reduzir o carbono através da otimização da logística e planejar rotas que minimizem a distância percorrida. A utilização de veículos econômicos ou elétricos contribui significativamente para a redução de emissões.

4. Capacitação da equipe:

O treinamento e conscientização dos funcionários em obra sobre as boas práticas sustentáveis e a importância significativa da redução da pegada de carbono é essencial. A capacitação da equipe pode significar oportunidades de melhoria em sociedade também, uma mudança que não impacta somente na empresa, mas na cultura social, insere-se na consciência socioambiental.

5. Materiais recicláveis.

Optar pelo uso de materiais de construção que tenham menor impacto ambiental é uma das maneiras mais eficazes de reduzir a pegada de carbono. Escolha quem fabrica aço galvanizado, além de madeiras certificadas e produtos que utilizam a tecnologia renovável, reduzindo as emissões de Co₂.

Com a 5ª e última dica, diga-se infalível, vamos ficando por aqui, lembrando que: se for pensar em quadros elétricos de alta qualidade para compor seu projeto, residencial, industrial ou comercial. Temos a escolha certa que, além de te garantir grande desempenho, é produzida em Aço Galvanizado e certificado pela ARCELORMITAL BRASIL S.A e CBA – Companhia Brasileira de Alumínio.

Garanta o sucesso na entrega do seu projeto!

Destaques

Você já parou para refletir sobre a quantidade de normas regulamentadoras que regem o setor da construção civil? Isso não acontece por acaso! A construção civil impacta direta e indiretamente muitas vidas e, para garantir a segurança, qualidade e eficiência de obras, seguir essas normas é fundamental.
Você já está familiarizado com a construção modular? A metodologia que está ganhando terreno no Brasil e promete transformar o setor da construção civil em 2025, com base na produção de módulos padronizados, essa técnica permite a montagem de edifícios residenciais, comerciais, hospitais e até escolas.
O objetivo é alinhar todos sobre as boas práticas de segurança, atualizações das demandas diárias e reforçar a importância do papel de cada um para garantir um ambiente de trabalho seguro e eficiente.
Solicitar orçamento
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?