A engenharia está presente em todos os âmbitos da nossa sociedade. E a tecnologia também nos acompanha.
A cada dia mais, avançando e alcançando patamares que há um tempo não idealizávamos.
Há uma renovação de possibilidades que ainda não foram exploradas. Com a evolução constante da tecnologia, torna-se cada vez mais comum que os projetos civis otimizem tempo, matéria-prima e recursos.
A folha de papel têm se tornando mais escasso e uma realidade que tenham protótipos com precisões cada vez mais específicas e assertivas, tem sido aplicada em todas as engenharias e em diversas outras áreas.
Falando em avanços tecnológicos, você já ouviu falar sobre o BIM?
Uma grande descoberta na área da construção é a “Modelagem de informações de construção“, que consiste em Softwares que permitem a modelagem com atributos técnicos em cada detalhe, construindo assim projetos em apresentação virtual.
Foto: Engenheiro em projeto futurístico
Um preview do que será construído em detalhes. Ou seja, deixa-se o projeto que antes era apenas desenho esboçado em papel e começa a ganhar forma e dimensão em tela.
A segunda maior tendência, que se baseia em boas práticas no ramo da construção, é a redução de danos à natureza. Passou-se o tempo de apenas construir, agora, além de construir, dá-se a devida importância à preservação. Não apenas isso, mas uma construção que contribui para redução de impacto ao meio ambiente, uma construção mais ecológica e consciente, que constrói o agora pensando no amanhã.
A energia renovável, por exemplo, desempenha um papel fundamental na construção ecológica, várias edificações estão adquirindo a maneira de gerar energia a partir do extenso potencial energético solar do Brasil, visto que, somos um país tropical, onde existe uma alta incidência solar em várias estações do ano.
Pode-se promover a geração energética durante a construção ou criar dentro da obra uma estrutura que possibilite a geração para os seus futuros ocupantes.
Ranking de Países que contém maior sistema de energia solar do mundo (Brasil subiu para 8ª posição em 2022)
A terceira tendência que está em alta e promete permanecer predominando cada vez mais nossas construções urbanas, é a conexão a tudo e a todos. A chamada cidade inteligente ou Smart Cities é um conceito que vem sendo aplicado e crescendo em regiões que utilizam tecnologias digitais e a rede 5G para conectar tudo a todos, melhorando assim indicadores socioeconômico e de sustentabilidade.
Imóveis adaptados e automatizados estão por toda parte, janelas automáticas, sistema de iluminação, portarias, garagens, etc. A automação pode ser integrada aos projetos das construtoras de maneira prática, ao mesmo tempo, em que concilia conforto e praticidade ao cotidiano dos futuros moradores. Além disso, esse tipo de empreendimento visa melhorar o conforto, a segurança e o consumo de energia elétrica.
Entre tantas evoluções tecnológicas ligadas à construção civil, estas citadas neste artigo nos levam a acreditar em infinitas possibilidades que o futuro nos reserva. A mudança que a área da construção civil está enfrentando é um reflexo de uma sociedade que está evoluindo e cada vez mais inteligente e consciente.
Gostou do nosso conteúdo e quer ficar por dentro de todos os artigos que lançamos? Nos segue e deixa seu like. Se achou o conteúdo relevante compartilha com alguém que você sabe que vai gostar também!